O projeto “Pacificar é Divino”, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), recebeu da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o prêmio Papa João Paulo II – Ano 2023. Indicado pelo vereador Professor Euler, a premiação foi recebida pelo 2° vice-presidente do TJPR, des. Fernando Antônio Prazeres, em sessão solene na CMC, no último dia 31/08.
A proposta do projeto “Pacificar é Divino” é unir esforços com todas as religiões interessadas com o objetivo de difundir a cultura do diálogo e da conciliação, promovendo a pacificação social e evitando o ajuizamento de ações. Para isso, o programa capacita religiosos e multiplicadores em Técnicas Consensuais de Resolução de Conflitos para que estejam aptos a realizar sessões de conciliação e mediação, em caráter pré-processual, dentro de suas comunidades. Além disso, os multiplicadores são responsáveis por repassar os conhecimentos de mediação e conciliação para outras pessoas de suas instituições.
O programa desenvolvido pela 2ª vice-presidência do TJPR foi inspirado em ações similares implantadas em outros tribunais estaduais, como o Tribunal de Justiça de Goiás e o do Distrito Federal, sendo iniciado na gestão da desa. Lidia Maejima e continuado pelas gestões posteriores.
A iniciativa pretende aproveitar o trabalho de aconselhamento já realizado nas igrejas e nos centros e templos religiosos, aliado às técnicas judiciais de solução consensual de conflitos, para tratar das disputas levadas pelos fiéis. Com isso, os acordos realizados dentro dessas instituições, nos chamados “Espaços Pacificar”, poderão ser homologados por um juiz.
But I must explain to you how all this mistaken idea of denouncing pleasure and praising pain was born and I will give you a complete account of the system, and expound the actual teachings of the great explorer of the truth, the master-builder of human happiness. No one rejects, dislikes, or avoids pleasure itself, because it is pleasure, but because those