11 exposição

EXPOSIÇÃO DE ARTES NO TJPR CONTEMPLA OBRAS DE ARTISTAS PARANAENSES

Entre os dias 12 e 29 de setembro, o Palácio da Justiça e o Prédio Anexo do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Curitiba, receberão obras dos artistas paranaenses João Carneiro e Sandra Hiromoto. A iniciativa, realizada por meio da Comissão Socioesportiva e Cultural (COSEC), tem o objetivo de valorizar artistas do estado.

Ponta-grossense, João Carneiro apresenta a sua exposição “47 anos de arte” no espaço ao lado da Capela, no Palácio da Justiça. Já a esplanada do Prédio Anexo recebe a exposição “Um Lugar Infinito” da artista chateaubriandense Sandra Hiromoto.

A abertura oficial será realizada nesta terça-feira (12/09), às 16h, na esplanada. 

João Carneiro

João Carneiro vive e trabalha em Curitiba onde mantém o seu ateliê. Aos 67 anos, é professor de artes na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e na Fundação Cultural de Curitiba. Já foi premiado em salões de artes no Paraná e na Bahia e também participou de mais de 140 exposições nacionais e internacionais.  

O artista foi um dos criadores do Grupo Sucateando, que, segundo a crítica de arte Adalice Araújo, tinha em comum reagir contra a apatia, a insolvência e a alienação da cultura de Ponta Grossa. Nos anos de 1990, o grupo apresentou o vídeo “Sucateando” no Festival do Minuto, em Tóquio. Nos anos 2000, João Carneiro foi convidado para uma exposição individual em Palm Bech, na Flórida (EUA).
 
Ao longo de sua carreira, João Carneiro brincou com estilos: já produziu obras utilizando técnicas de monotipia – em que usa uma caixa de leite para fazer impressões – bem como já passou pela fase expressionista, em que o autor se debruçou sobre o cotidiano de conhecidos pontos de encontro de Curitiba, como a Boca Maldita e o Passeio Público.  

E as tão queridas e frondosas Araucárias, árvores presentes nas paisagens dos curitibanos, também estarão nesta mostra no TJPR. 

Sandra Hiromoto

Graduada em Desenho Industrial pela PUC-PR, Sandra é artista visual e especialista em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea. Premiada em diversas mostras no Brasil e na França, tem participações em salões de arte, intervenções e exposições, além de pinturas em cenários de peças teatrais, novelas e outros.

Realizou a mostra individual “Heart” no Brazilian Art Festival – Trienalle de Aichi, em Toyohashi, no Japão. Sandra Hiromoto já expôs no Museu Oscar Niemeyer (em Curitiba), no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, no Museu Alfredo Andersen (Curitiba), na Bienal Internacional de Curitiba e em diversos espaços culturais, galerias e museus.

Sandra também expôs como artista revelação na mostra “Hyakunen no Ayumi Ten” nos Museus de Kobe, Ehime, Yokohama e Kumamoto – todos no Japão. Participou da III Bienal de Artes Brasileiras em Bruxelas, na Bélgica, realizou intervenção em SoHo, em Nova York, e expôs também na Espanha, em Portugal, no México, na Colômbia e na Finlândia.

Tags: No tags

Comments are closed.